03/09/2015

TAP - Um discurso claro, por uma vez

Nota: Com um alerta para que não se interprete jamais esta introdução crítica como um apelo pusilânime à abstenção como muitos que correm por aí - quase todos alimentados por centrais de intoxicação da direita mundial -, apelos que obviamente no atual momento apenas servem os interesses da clique anti-nacional agarrada ao poder, não pude deixar de publicar este texto após ele me chegar via email.
Mesmo discordando dalguns pormenores, como o autor não se demarcar da privatização em si, como conceito.

Em Portugal raras são as pessoas - e forças políticas, nenhumas - que falam assim, "sem papas na língua" sobre este tema.

Desde os radicalóides profissionais de pacotilha - a última moda é canais que defendem acerrimamente as "privatizações" deste governo e da Troika (como a ETV, canal por cabo do pasquim ultra-capitalista Diário Económico) colocarem como comentadores residentes (!!) em prime time,  com todo o desplante a debitarem frases radicalóides tipo "revolução comunista, já" ou "por um governo patriótico" bla bla bla, sujeitos  que sempre sabotaram e destruiram qualquer reconstrução REAL duma vanguarda popular e patriótica em Portugal (facto histórico que apenas um néscio pode desconhecer) até aos partidos reformistas-capitulacionistas, ninguém é capaz de pegar nos FACTOS CONCRETOS, no MOMENTO EXACTO  em que eles ocorrem e produzir uma discurso cristalino e directo como este.

O que é revelador do estado comatoso a que as forças, grupos e individualidades que dominam a nossa cena política conduziram o movimento popular em Portugal, para gáudio da direita mais subserviente ao estrangeiro que jamais terá existido por estas paragens.

Carlos Paz:

O secretário de estado das privatizações, Sérgio Monteiro, RECUSOU-SE a prestar esclarecimentos à Assembleia da República sobre a PRIVATIZAÇÃO da TAP.

De acordo com o senhor secretário de estado, tal recusa deveu-se à confidencialidade dos dados de AVALIAÇÃO da TAP. Por outras palavras: o Governo estava a vender uma propriedade NOSSA, recusando-se a prestar esclarecimentos sobre a venda aos proprietários (NÓS TODOS) ou aos seus representantes (Deputados eleitos, de TODAS as cores políticas).




TAP – Mais uma monumental ALDRABICE!

Hoje, 24 de Agosto de 2015, ficámos a saber a verdadeira razão:

- TUDO o que o Governo disse sobre a PRIVATIZAÇÃO da TAP é MENTIRA. Pura ALDRABICE!
Fomos convencidos pelo Governo que a venda NUNCA poderia ocorrer às Empresas que manifestaram interesse pela TAP e que a poderiam desenvolver e capitalizar (Emirates, Qatar, Turkish, Ethiad, etc…), para além de estarem (TODAS) dispostas a PAGAR muito mais pela TAP do que os valores ridículos pelos quais foi vendida.

Dizia o Governo que se tinham de cumprir as regras de Bruxelas que IMPEDIAM a venda da TAP a empresas fora da Europa. Hoje, Bruxelas esclareceu: a companhia é DEMASIADO pequena para provocar preocupações de concorrência europeia – por outras palavras: vendam-na a quem quiserem pelo valor que quiserem!

Fomos TODOS, uma vez mais, ENGANADOS em todo este processo:
- Não era necessário vender a empresa ao desbarato;
- Não era obrigatório vender a empresa a empresários descapitalizados;

O problema é que uma venda (BOA para os Portugueses – a bons valores e a quem quisesse desenvolver a companhia) não serviria os interesses instalados, porque:
- Não pagaria as comissões políticas que esta pagou (de elevado interesse em ano em que é necessário financiar a campanha eleitoral);
- Instauraria de IMEDIATO uma auditoria aos CRIMES de Gestão que têm sido cometidos na TAP (por gestores e comissários políticos de TODAS as cores partidárias).

Onde estão agora os jornalistas, os comentadores, os trabalhadores, os sindicatos, os movimentos de cidadãos, os políticos da oposição?
Bem sei que andam TODOS entretidos em Campanha Eleitoral. Mas, agora que estamos a ser ROUBADOS DESCARADAMENTE é que era necessária a sua intervenção! Onde estão?

Recordo que, com a Assembleia da República de férias e com o período eleitoral, já não existe NENHUMA entidade que possa fiscalizar o Governo.

E o negócio RUINOSO para todos nós vai MESMO ser concretizado!
Espero que, um dia, tarde ou cedo, TODOS os CRIMES cometidos (Corrupção, Abuso de poder, Participação em negócio, Abuso de informação privilegiada, Desvio de fundos, etc.) em TODOS os processos de Privatização dos últimos 10 anos NÃO fiquem IMPUNES!
Já chega de tanto lixo!


Carlos Paz,
professor de economia


Sem comentários:

Enviar um comentário