23/08/2013

Revista Visão: um dos muitos exemplos de manipulação mediática

"Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, 
e eventualmente todos acreditarão nela" - Adolf Hitler


A revista Visão publica um artigo em 22 do corrente sobre os cortes nas pensões que o (des)governo pretende impôr em 2014. Trata-se dum exemplo acabado da mais grosseira manipulação.

Em cada linha que escreve a "jornalista" demonstra o seu servilismo aos grandes interesses que assaltam o País. Vejamos alguns exemplos.

Logo a segunda frase do artigo, referindo-se aos aposentados com mais de 75 anos, diz: "Os mais velhos estão mais protegidos".

Ora o artigo é sobre as medidas para extorquir (ainda) mais dinheiro aos reformados da CGA - a todos eles. Quando muito a autora poderia escrever: "Perante esta nova extorsão, alguns dos mais velhos poderão sofrer um esbulho menor". E alguns, porque está demonstrado que só quem acumule todas as condições da lei do OGE 2014 terá menor agravamento. Mas agravamento, sempre!

A escolha das palavras não é um mero acaso. Palavra, é a ferramenta  do jornalista.


A CADA CAVADELA, MINHOCA

A introduzir os gráficos (mera ilustração para dar um ar técnico), vem essa frase que é já um slogan da guerra do governo contra a função pública (FP) "A pensão média da FP é bem superior à do privado".

Grosseira mentira. Nesse cálculo da pensão média do setor privado foram metidos todos os pensionistas do regime obrigatório, com 200 / 300 euros e por aí fora, que nunca descontaram 1 centavo, ou que fizeram descontos ridículos (donas de casa, deficientes, diversas "profissões" - conheci alguém (falecida há anos) que, para obter uma reforma como enfermeira descontou por alguns anos. O detalhe é que a pessoa era uma simples dona-de-casa e nunca teve nada a ver com enfermagem!

A estes casos de não-desconto ou de fraude, temos que juntar as habilitações. A esmagadora maioria dos 2,5 milhões de reformados privados tinham  profissões de baixo nível, como pedreiro, agricultor, marçano, pescador, operário braçal, doméstica  - muitos, mal sabendo ler ou escrever.

Querem os serventuários da troika que eles ganhem o mesmo que na FP, constituída na maioria por técnicos superiores - médicos, professores, economistas, etc. ? Vão ver, os executantes ao serviço da Goldman Sachs, Morgan Bank, etc., transformaram-se em socialistas. Que "comovente"! São tipos destes que merecem a canção dos UHF, Vernáculo (ver "local" seguinte).

Que culpa tem a FP se o sector privado recorria naquele tempo (e ainda hoje) sobretudo à mão-de-obra barata, e se metem nesse saco do privado pessoas que nunca sequer descontaram?

É isto jornalismo? 

COLABORACIONISMO DA "OPOSIÇÃO"

Uma sociedade que não protege os direitos básicos dos mais velhos, é  uma sociedade em decomposição.

Se os sindicatos e partidos da oposição fossem sérios, no mínimo, em vez dum vago discurso sobre injustiças para o "povo" em geral, eram muito mais específicos e passavam à ação concreta, tal a gravidade deste ataque. Mas o que se vê é só jogo de cena eleiçoeiro.

Por exemplo, processavam e exigiam severa punição a todos os que fazem declarações e tomam medidas do tipo das que o artigo defende. Manipular, infringe a lei de imprensa. E estas medidas ofendem direitos legais básicos, constituindo um autêntico golpe de Estado larvar ao subverterem leis que vigoraram por décadas - muitas ainda vigoram - e que fixam os direitos dos aposentados.

A jorna(manipu)lista, já que se presta ao degradante papel deste marketing contra os mais velhos, não acha que o Estado os devia ter avisado há 40 ou 50 anos atrás, quando os seduziu para escolherem a FP em vez duma promissora carreira no privado?

Privado onde na verdade um licenciado pode ganhar muito mais. Depende do ramo e da empresa.
Um colega  meu, o J., de quem fui  coordenador na escola onde ambos lecionávamos, cedo achou por bem optar pela banca privada. Ao fim de poucos anos encontrei-o como chefe de departamento do BPI. Confessou-me: "Sabe, Rui, ganho tanto dinheiro que nem sei o que fazer ao que ganho". Ele recebia, nesses anos 80, cerca de 1.000 contos/mês (hoje, corresponderiam a uns 10.000 € com as devidas correções) . Imaginem qual não será a sua pensão atualmente...

Portanto, senhores da Visão, parem com essas aldrabices grosseiras !

Os gráficos (abaixo) e todas as frases do artigo foram escolhidos a dedo pela autora para reproduzir e amplificar a propaganda da troika.

Pode fazer link ao artigo completo, clicando na imagem abaixo.

Artigo da Visão - típica propaganda das medidas da troika, que insultam e caluniam quem cumpriu as suas obrigações profissionais e fiscais ao longo de toda a vida





2 comentários:

  1. Infelizmente, anda meio mundo a enganar e a roubar o outro meio.

    Numa casa onde um casal que trabalhou a vida inteira e descontou o que o estado lhe retirava dos seus ordenados e que contam de reforma da CGA muito abaixo de 1 000 € cada um o que lhes estão a roubar nas pensões é vergonhoso e deixa-lhes a vida num caos. Sem sub. de férias e natal que eles contavam para pagar despesas extras anuais, como seguros, pequenas obras numa casa muito antiga, termas que precisam para o bem estar da sua saúde e que deixaram de fazer, e outros encargos cujo orçamento familiar deixou de suportar porque o dinheiros lhes é retirado. Conheço muitos casos assim.
    Agora mais esta dos 10 %.
    Não era mais fácil matarem de uma penada os velhotes como faziam os nazis?
    Assim já não não tinham que andar a fazer tantos cortes!

    E o tipo do CDS com tanta pena tinha dos velhinhos aposentados o que queria era o lugar e agora está a marimbar-se para eles!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos exemplos que dá, eles mostram de forma mais viva o drama que os reformados estão a viver por causa da política sinistra deste governo
      O mais chocante é que se trata de medidas discriminatórias, que fazem de alguns portugueses cidadãos de segunda. E não é por acaso, nem para resolver nenhum problema, é apenas com o objectivo de dividir para reinar. Eles sabem que pondo a carga sobre a FP e os reformados, as outras pessoas vão pensar: "enquanto forem os outros a pagar mais, que se lixe".
      Este tipo de ação divisionista, ainda por cima contra os mais velhos que deviam ser os mais respeitados, cria fraturas morais, cria um sentimento de injustiça, que vai prevalecer por gerações e pode mesmo conduzir a prazo a uma guerra civil. Só gente desprovida dum mínimo de ética para agir deste modo.

      Eliminar