28/01/2015

DE COMO UM TEXTO DE DENÚNCIA...


... PODE  REVELAR-SE PERIGOSAMENTE AMBÍGUO

Analisando um texto propagandístico de crítica à atual situação (por  Barão Fernando e mais um conjunto de companheir@s):

«A missão da UE que "vigia"a acção do governo traçou as linhas mestras para o próximo executivo: nada de aumentos salariais, nada de contratos colectivos, [mas] aumentos das rendas de casa, liberalização dos despejos, despedimentos de mais funcionários públicos, redução de pensões e  prestações sociais, entrega de parte da Segurança Social à banca, privatização dos serviços públicos que restam... chamam a isto"reforma" e "modernização"do País! 

É através deste sistema económico-financeiro cada vez mais injusto para quem vive do seu trabalho que crescem como cogumelos os crimes, as burlas, a corrupção e os favoritismos.
Casos não faltam: BES, BCP ,BPN, BPP, BANIF, TECNOFARMA, SUBMARINOS, CASA PIA, Universidade Moderna, Universidade Independente, Monte Branco, PORTUCALE, Apito Dourado, SEF, Instituto dos Notariados, Serviços Secretos, Face Oculta, Freeport... 


E tudo isso não passa da ponta dum gigantesco iceberg! 
CORRUPÇÃO e INJUSTIÇA ESTÃO NA ALMA DESTE SISTEMA ECONOMICO-FINANCEIRO CAPITALISTA QUE URGE DERROTAR.
COMO?  NÃO PAGAR A DÍVIDA QUE NÃO CONTRAIMOS, SAIR DO EURO,  REGRESSAR AO ESCUDO E ABANDONAR A U.E. CORRUPTA SERVENTUARIA DO IMPERIALISMO GERMÂNICO E DOS CRIMINOSOS MERCADOS CAPITALISTAS QUE ROUBAM BRUTALMENTE OS PORTUGUESES E DESTROEM O QUE RESTA DE PORTUGAL.


A CIDADANIA REVOLUCIONÁRIA AO PODER!
 — com Henrique Ilharco Viana, Joana AmaroZay Penedo e 36 outras pessoas.

ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO
A PRIMEIRA frase do texto basicamente diz que a UE "vigia"a acção do governo e traçou as linhas mestras".
A SEGUNDA frase enumera uma série de casos de corrupção - reconheça-se o cuidado em frisar que a corrupção e o crime são fruto dum sistema explorador imposto por esta UE "alemã" e pelos "mercados".
O texto é encimado por um grande cartaz de "Não à corrupção", que acaba funcionando como foco para fixar o leitor no tema "corrupção".
Termina com um slogan: "A cidadania revolucionária ao poder".
Aparentemente nada de grave no texto.
Mas vejamos os detalhes com atenção:

O GOVERNO ANTI-NACIONAL É SEMPRE POUPADO

- Não há no texto uma única crítica direta ao atual governo
Pelo contrário, o que o texto diz é "A missão da UE que "vigia" a acção do governo traçou as linhas mestras".
Ora, apesar das aspas no "vigia", está ali implícita uma afirmação, subtil mas perigosa, de que a UE precisa de vigiar o atual governo. Quando é o contrário: esta ditadura burocrática que é a UE não precisa de vigiar o atual governo para nada.
Passos e as suas picaretas falantes nas têvês - Medinas Carreiras, Marques Mendes, Gomes Ferreiras e muitos outros - asseguram-no todos os dias ao dizerem que "esta política de cortes brutais teria sempre que existir, com troika ou sem troika" porque, dizem eles, "é a política de rigor".
É isto que dizem ou não? Claro que é ! 
Então porquê tratar com omissão este desGoverno que, a pretexto do rigor, dá golpes brutais nos pobres e classes médias, enquanto é todo mãos largas com os grandes privilegiados?
Poupar a atual clique no poder, é tratar a comissão liquidatária do País como se fosse alguém indiferenciado e não o agente dos interesses estrangeiros de rapina.

NÃO SÃO IDENTIFICADAS AS VERDADEIRAS CAUSAS DA CRISE

- Repare-se também que o texto nunca denuncia quem está por detrás da crise e apenas coloca o odioso na Alemanha e nos vagos "mercados".
Nunca se refere às verdadeiras causas. 

Mas as verdadeiras causas do endividamento monstruoso da Europa do sul são as políticas praticadas intencionalmente pelos burocratas da UE a mando de cartéis económicos como a Goldman Sachs
A política da UE consistiu sempre em reservar a produção tecnológica e de alto valor para o norte e centro europeu, deixando à periferia a tarefa impossível de concorrer com o 3º mundo e ascendentes, que todos sabem produzem a preços imbatíveis. Os países centrais e do norte, possuindo há muito toda uma logística e posição geográfica central em relação aos mercados europeus, além de setores avançados e marcas mundiais, estavam à frente logo à partida.
Era necessário um gigantesco esforço para ajudar os países periféricos a recuperar, ou, em alternativa, dotá-los de salvaguardas durante uns largos anos. Mas foi o contrário que foi feito.
As fronteiras foram escancaradas ao 3º mundo, foi imposto o euro que quebrou as últimas resistências e levou ao endividamento, a partir daí foi o descalabro.
Portanto, toda essa história das "ajudas" dos bonzinhos do norte, está muito mal contada, é uma autêntica burla.
Mas para as tais picaretas falantes, os "muito inteligentes, disciplinados e sérios" países da Europa do norte - Alemanha, Suiça, Áustria, RU, etc. - que continuam sem alterar o essencial do seu sistema, são todos bonzinhos e caridosos. Já Portugal, Grécia, Itália, Espanha, Irlanda, são preguiçosos e corruptos. - O texto menciona toda uma série de casos de corrupção.
Que não são, de facto, as causas reais e importantes da crise. São apenas aspectos marginais dela.

As causas reais estão analisadas aqui, em AS CAUSAS DA CRISE (texto a atualizar proximamente). 
A falta dum trabalho de desmontagem séria por parte dos partidos e sindicatos - oposição institucional - leva o público a depender totalmente da "informação" infecta dos media, que nos matraqueia todos os dias com as ideias referidas acima - e em que o post também cai, ao pôr tanto foco na "corrupção" interna como causa da crise.

A CRISE FOI MONTADA PELA MÁFIA GLOBALISTA

Assim, com tanta falta de clareza, são poupados a Merkel, o Obama, a City de Londres, a Wall Street, todas as offshores, grandes banqueiros e cartéis mundiais... E já agora, a globalização à chinesa... 
Porque China é claramente um dos maiores beneficiários da globalização - que os antigos centros capitalistas apoiam também, apesar dos elevados custos para os povos, incluindo os europeus - porque os grandes cartéis e especuladores financeiros ganham valores absurdos com esta globalização.
O chairman da Goldman Sachs, admitia na televisão que o seu banco, o maior do mundo e que dizem ser o verdadeiro "dono" da UE, realiza 1.000 transações por minuto. Ver aqui.
Portanto, assentemos nisto: não é a corrupção interna a causa da crise. Se fosse, países como a Índia, a China, o Brasil, a Rússia ou a Indonésia estariam permanentemente mergulhados em crise. Mas é o contrário, têm crescido sempre, mesmo estando muito pior que Portugal no ranking da corrupção. Ver aqui.

MUITO CUIDADO COM A DEMAGOGIA

Finalmente, "A CIDADANIA REVOLUCIONÁRIA AO PODER" - é um belo slogan que se transforma num balão vazio e perigoso, principalmente não havendo cidadania nem revolução nenhuma à vista.
Não ponho em causa a intenção dos autores, que nem conheço.
Mas as marionetes das agências de desinformação inundam as redes sociais com este tipo de frases, para apelarem à abstenção e prometerem, no dia a seguir às "não-eleições", que 3 milhões de pessoas virão para a na rua e impõem um regime de democracia direta caído do céu, e logo temos ali o paraíso. 
Aberrante! Mas, por estranho que pareça, há quem caia na esparrela...

A demagogia tem um efeito letal na capacidade de organização duma autêntica Resistência - que se faz absoluta urgência em Portugal, um país à beira da destruição.
Veja-se bem: os arautos da demagogia, ao invés de procurarem alertar para a necessidade estrita de organização e mais organização, militância e mais militância, lançam  frases  ocas, cujo único efeito é criar ilusões e  manter as pessoas quietinhas, convencidas que as transformações caem  do céu, sem nenhum esforço ou LUTA REAL,  que deste modo é  permanentemente adiada.

Com a apatia e atordoamento que atinge o povo português, a única certeza que podemos ter é  que enquanto se mantiver essa apatia e falta de organização, todas as mudanças só podem vir de élites alimentadas a dinheiro e ambição.
Só montando uma organização transparente e clara, com lideranças bem identificadas, com um programa muito claro também, se evitará que o poder caia ciclicamente nas mãos de novas máfias.

CONSTRUIR UMA FRENTE POPULAR, DEMOCRÁTICA E NACIONAL

A derrota, se isto continuar, é a única certeza para quem conhece a História.
Uma revolução não se faz com exibicionismos, vaidades, gente sem consciência clara do que é preciso  fazer.
Exige espírito militante e humilde. Recato e sobriedade. Trabalho simples e quotidiano, trazendo as pessoas à militância, uma por uma. Até serem mais e mais. 
A situação  da resistência hoje em Portugal é SIMPLESMENTE DESASTROSA
Se não partirmos deste principio estamos a mentir às pessoas, e a criar-lhes perigosas ilusões.

Mas que isso não seja motivo de desânimo - outro elemento muito explorado pelas gangs ao serviço do confusionismo e da contra-revolução, que insultam o povo português chamando-lhe "tugas" e coisas mais graves, visando abater a auto-estima popular. 

Os grandes e vigorosos rios começam  sempre pelas primeiras gotas que nascem puras, lá numa longínqua fonte.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário