24/12/2011

Grandes Bandas

Radiohead - a fluidez tensa de existir

Para ver no You Tube clique nas imagens a seguir:
        Miniatura
1ª Imagem: No surprises - (apesar de ter 15 anos, esta música parece que foi feita para os nossos dias: "You look so tired and unhappy / Bring down the government / They don't, they don't speak for us")
2ª imagem: Creep - Vídeo oficial em HD - NÃO legendado (paciência com o anúncio inicial...)
3ª Imagem - Creep - Fantástica versão em piano e coro (filme "A rede social")
4º Imagem - From the basement 2008 (completo, gravado ao vivo no estúdio, excepcional)

Creep (Intruso, estranho) 

Oxford. Mais uma banda universitária em busca do rock alternativo, quando toda a cidade fervilhava de experiências underground. O nome Radiohead seria adotado, após múltiplas apresentações locais e algumas músicas editadas, em 1992, quando lançam o LP "Pablo Honey", que inclui Creep, tema com incontáveis "covers" em todo o mundo. Inicialmente proibido pela BBC por demasiado depressivo (!?), está hoje classificado como um dos 15 melhores temas para viola/guitarra de sempre. O tema é na verdade tão impactante que corre a história duma jovem que se suicidou depois de ouvi-lo.

O mais relevante nesta banda é o seu enorme rigor musical, a consistência entre as letras e a vida real inteligente, e a sua permanente criatividade. Com influências que vão desde o jazz, folk, eletro, passando pela música concreta, até à música sinfónica, não obstante a colagem simplista ao Hard Rock que lhe é feita, Radiohead vai muito além disso, como é visível na incrível sensibilidade melódica e nas experiências vanguardistas de muitos temas, sempre no registo único que é a marca da banda. Thom  Yorke, vocalista, pianista e guitarrista, é considerado o seu principal mentor, embora a produção da banda sempre fosse trabalho de equipa, da qual fazem parte integrante, para além dos músicos, os técnicos e amigos que se engajaram na produção.

Com várias faixas nos tops mundiais e a consagração da crítica e dos mais altos prémios, os Radiohead têm resistido ao apelo mercantil/consumista. Nos últimos anos optaram por gravar no seu próprio estúdio e promover o seu trabalho autonomamente através da Net.

Capa de Amnesiac (2001)
 A intensidade da melhor música dos Radiohead é um grito contra o sem-sentido da vida numa sociedade dominada pela superficialidade, pelo exibicionismo, pela sede do poder e pelo dinheiro. Embora Thom Yorke recuse liminarmente o rótulo de "músico de protesto", há uma carga óbvia de revolta no percurso musical da banda

Os álbuns Kid A (2000) e Amnesiac (2001), apesar de controversos,  são talvez o ponto mais alto dos Radiohead. Depois da paragem motivada por divergências resultantes do deslize para o pop subsequente ao disco OK Computer(1997) e também pela depressão profunda que atingiu Thom em 1998, o álbum Amnesiac é um retorno às origens, à autenticidade e ao dramatismo underground da fase inicial, mas de uma forma bem mais amadurecida e complexa. É  um álbum pesado - não vale a pena ouvi-lo se procura mero entretenimento. 

Mas se quiser fazer um exercício de escuta atenta dos Radiohead prepare-se para uma ato de transcendência. A sua música,  pelo menos a da melhor fase, é como uma oração a um deus ignorado, sem rituais obscurantistas, nem igrejas.

Os Radiohead: Thom Yorke, Jonny Greenwwod, Colin Greenwood, Ed O'brien e Phil Selway

Sem comentários:

Enviar um comentário